Piso_macico_ou_estruturado.jpg

Piso maciço ou estruturado

03/02/2017

Pisos de madeira representam um clássico na decoração. Seja em residências ou espaços comerciais, de alto tráfego, a madeira reveste o chão e oferece conforto térmico e acústico, sem contar com a beleza que ela proporciona aos ambientes.

Os diversos produtos de madeira têm suas diferenças, principalmente na qualidade e durabilidade do material. Veja algumas delas, entre dois produtos de madeira que revestem obras requintadas: a madeira maciça e a estruturada.

PISO MACIÇO
São pisos em que a madeira aplicada é pura, natural em sua composição. São obtidos através do beneficiamento de madeira serrada, ganhando a forma de assoalhos, tacos, tacões, parquetes, etc. Resistentes e duráveis, os pisos maciços são produzidos com madeiras nobres e, por isso, é preciso sempre conhecer sua origem legal.

Um detalhe importante a ser considerado é a sua instalação, um pouco demorada. São pregados ou colados ao chão com adesivos específicos – resistentes à umidade, e precisam ser lixados. Depois, recebem acabamentos, como o calafeto e a aplicação de vernizes.

Poderão ser lixados mais de uma vez, até três vezes, dependendo da espessura da madeira, recebendo novas aplicações de verniz. Caso o ambiente, que receba o piso maciço, apresente umidade, a madeira poderá expandir e contrair, abrindo frestas. Então, são recomendadas aplicações de impermeabilizantes antes da instalação.

Dependendo do produto de madeira maciça, os preços variam. O parquete, por exemplo, produzido com as sobras de produtos mais nobres, como o assoalho, possui preços baixos ou médios no mercado. Já os assoalhos, réguas maiores, são comercializados a preços elevados. A duração do piso maciço é superior e, dependendo da sua conservação, possui uma vida útil de 15 a 30 anos.

PISO ESTRUTURADO
O piso estruturado possui uma lâmina de madeira natural, em média de 3 a 6 mm de espessura, colada sobre um compensado. A lâmina externa, decorativa, é produzida com madeiras nobres. Alguns pisos estruturados são formados com 3, e até 7, lâminas de madeira e sua cor poderá ser natural ou tingida.

Colocação rápida, o piso estruturado chega pronto na obra e não requer acabamentos.

Geralmente, são instalados em cima de uma manta protetora com a aplicação de adesivos ou, apenas, com o encaixe das réguas. Sua estrutura permite que a madeira não sofra empenamentos e frestas.

A melhor parte desse piso é que ele dispensa lixamentos e acabamentos, pois chegam na obra prontos para instalar. Futuramente, para a sua conservação, alguns estruturados poderão sofrer lixamentos. E é considerado ecológico porque utiliza madeiras renováveis em sua produção.

O piso estruturado possui preços mais reduzidos, se comparado a um assoalho de madeira maciça. Porém, a sua duração é um pouco menor, mas se bem instalado e conservado, dura em média de 10 a 20 anos.

Fonte: Global Wood
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.