Como_conservar_o_piso_de_madeira.jpg

Como conservar o piso de madeira

01/02/2016

Pisos de madeira sempre trazem um toque de aconchego, conforto e sofisticação à casa. Contudo, esse tipo de revestimento requer atenção e cuidados especiais na hora da limpeza e manutenção.

A madeira é mais sensível e sofre com as alterações climáticas. É fundamental escolher produtos e equipamentos corretos para não ocorrerem sustos durante a limpeza do piso.

Em primeiro lugar é preciso diferenciar o tipo de piso de madeira utilizado na decoração. Os pisos de madeira são divididos em madeira natural e laminados, que são muito parecidos aos pisos de madeira natural.

Madeira Natural

O cuidado com os pisos de madeira natural deve ser redobrado. Sejam eles tacos, assoalhos ou carpetes é preciso atenção na hora da limpeza diária. Em hipótese nenhuma deve-se passar produtos químicos sobre os pisos, como álcool, querosene ou outros solventes. Esses líquidos afetam a madeira e o verniz do acabamento.

O uso do pano úmido também está fora de cogitação, já que provoca a movimentação da madeira, removendo o rejunte das tábuas e causando eventuais rachaduras. Um pano seco, aspirador ou vassoura de pêlos já é suficiente para a limpeza diária dos pisos de madeira.
Em caso de algum acidente, como derramar água no piso, é preciso limpar imediatamente o local molhado. Se demorar muito tempo, a umidade poderá penetrar no piso ocasionando inchaço ou bolhas.

Laminados

Por possuírem apenas lâminas de madeira protegidas por uma resina melamínica (material plástico termorrígido e resistente), a limpeza dos pisos laminados é mais fácil.
A simples utilização de um pano úmido já deixa o piso em perfeitas condições. Não é recomendado produtos à base de cera ou silicone, pois eles podem formar uma película gordurosa na superfície, acarretando o aparecimento de manchas.

Além disso, é preciso evitar materiais abrasivos, como saponáceos e esponjas de aço, pois riscam a camada superior do piso. Manchas de tinta de caneta e mercúrio podem ser tiradas com álcool e manchas de verniz, graxa ou tinta, com o tiner ou querosene.

Conheça alguns cuidados imprescindíveis para manter o piso sempre em dia:
- Proteja os pés e bases dos móveis com feltro ou borracha para evitar riscos e manchas.

- Cuidado com as cadeiras com rodinhas, elas riscam a película de resina da madeira natural e a superfície dos laminados.

- Evite caminhar sobre o piso com sapatos de salto alto tipo agulha ou outros que tenham pregos ou metais expostos no solado.

- Mantenha o piso livre de umidade. Barre a passagem da água de lugares como banheiro e cozinha, feche janelas quando chover e não deixe vasos de plantas diretamente em contato com o piso. Se isso acontecer seque o local imediatamente.

- Evite a exposição direta e intensa de raios solares sobre o piso, evitando assim a deformação física na madeira e ou alterações na coloração.

- Coloque capachos junto às portas de entrada. Isso ajuda a recolher a sujeira e possíveis partículas de pedra e areia retidas na sola dos sapatos.

Fonte: DELAS-Dicas
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.