Fachadas_de_vidro_ameacam_passaros.jpg

Fachadas de vidro ameaçam pássaros

13/01/2016

Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o vidro nas fachadas dos edifícios torna-se um espelho gigantesco, confundindo os pássaros, que acabam por ver o céu e as nuvens refletidos e ficam sem saber distinguir a imagem da realidade.

Há uma preocupação muito grande com as aves migratórias que percorrem milhares de quilômetros e acabam por morrer em acidentes deste tipo, refere o PNUMA.

Testes realizados nos últimos seis anos mostram que os acidentes podem ser evitados com o uso de materiais simples como adesivos transparentes nas janelas ou a instalação de películas escurecedoras.

Recentemente, a agência americana para a conservação de pássaros preparou uma lista de 18 produtos para arquitetos e donos de residências.

O objetivo é fazer com que saibam como reduzir os choques das aves contra as janelas de vidro.

São recomendados vidros que escurecem de acordo com as condições do tempo e telas especiais para reduzir o reflexo do céu.

Segundo a agência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, além dos predadores naturais, que já representam uma grande ameaça, os pássaros têm de lidar com os problemas causados por atividades humanas, como por exemplo, o ressecamento de pântanos, a ocupação de terras agrícolas para urbanização, o desmatamento de áreas florestais e as redes de condução de eletricidade. Especialistas afirmam que somente nos Estados Unidos da América, pelo menos 100 milhões de aves morrem todos os anos em choques contra as janelas e prédios com fachadas de vidro.

Fonte: Jornal de Angola
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.