Contrapiso_um_processo_que_merece_cuidado.jpg

Contrapiso: um processo que merece cuidado

23/12/2015

Quando começamos a construir nossa casa queremos agilidade para terminar tudo o mais rápido possível, o que demanda serviços múltiplos no canteiro de obras. Com o projeto em mãos, pensamos em quase tudo: as cores das paredes, móveis, decoração e até o estilo da maçaneta da porta do banheiro são pensados.

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, devemos tirar um tempo e acompanhar as questões estruturais da casa: da fundação das vigas até o contrapiso, que tem grande importância na sua construção. Mas afinal, você sabe para que serve o contrapiso?

Em resumo, o contrapiso é responsável por diversas funções dentro do sistema construtivo, abaixo listamos as mais importantes:

...Servir de suporte para o revestimento de piso e seus componentes

...Corrigir pequenos desníveis no solo

...Servir como amortecedor par as cargas atuantes durante a utilização

...Embutir tubulações elétricas e hidráulicas

...Incorporar sistemas de impermeabilização

...Complementar sistema de isolamento acústico ou térmico

...Proporcionar os caimentos necessários para os diversos tipos de uso dos ambientes.

Cada um destes itens é de grande importância para casa, afinal ninguém quer ter um desnível na sala ou no quarto. Além disso, se executado com perfeição, ele garante maior segurança na hora de colocar qualquer revestimento cimentício, diminui o número de quebra do piso, agiliza a colocação e evita problemas no futuro, como a criação de bolhas de ar.

Fonte: Adaptado
Assista nossos vídeos no Youtube Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.