Saiba_o_que_e_hidrofugante.jpg

Saiba o que é hidrofugante

17/09/2015

O Hidrofugante é muito utilizado em fachadas, pois fecha os poros da superfície onde está sendo aplicado, impedindo assim a circulação da água. Normalmente é utilizado também em telhas, tijolos, blocos cerâmicos, pastilha e concreto aparente.

Existem no mercado, vários tipos de hidrofugantes de fachadas, sendo os mais utilizados os:
- Resinas de Silicones;
- Siloxanos;
- Pinturas Acrílicas.

As RESINAS DE SILICONE são produtos que normalmente possuem a densidade entre 0,75 a 0,80 g/cm³ e são líquidos a base de silicone em solvente. Aplicados diretamente sobre a fachada com auxílio de broxas, trinchas ou rolos de lã de pelo curto. quando entram em contato com a superfície, procuram tampar todos os poros onde a água poderia percolar e por isso favorecem alguns fatores consideráveis na construção civil como:
- Durabilidade da peça por mais tempo;
- Evitar que a umidade entre para o interior do domicílio;
- Diminuição do peso estrutural, pois com menos água sugada por tijolos, telhas e pastilhas, os mesmos ficam mais leves.

SILOXANOS são hidrorrepelentes diluídos em solventes. São parentes dos silicones, mas com maior poder de penetração a base de siloxano oligomérico. Em comparação as resinas de silicone, possuem durabilidade mais elevadas. Enquanto as resinas de silicone duram de 6 meses a um ano, os siloxanos podem durar até cinco anos.

Alguns cuidados devem ser observados quanto a aplicação do produto. O substrato deve estar seco, limpo, isento de graxas ou óleos, pó, etc. Caso na superfície existam partes soltas,é necessário deixa-la adequada para a aplicação. Pelo motivo de ambos os produtos serem aplicados em superfícies de porosidades diferenciadas, o rendimento deles também varia, conforme segue abaixo:
- Porosidade pequena: 5-8 m² / litro;
- Porosidade média: 3-4 m² / litro;
- Porosidade grande: 1-2 m² / litro.

PINTURAS ACRÍLICAS, são feitas com produtos que normalmente resistem ao choque térmico penetrando na superfície e formando um filme durável e geralmente de brilho intenso. Podem ser coloridos ou incolor, depende do gosto do usuário. O rendimento é praticamente o mesmo dos silicones e siloxanos.

Fonte: Diprotec
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.