Entenda_como_e_processada_a_galvanizacao.jpg

Entenda como é processada a galvanização

09/07/2018

A galvanização é o processo de revestimento de um metal por outro a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência. Trata-se de um processo de revestimento de superfícies por meio da eletrólise onde o metal a ser revestido funciona como cátodo e o metal que irá revestir a peça funciona como o ânodo (também pode ser utilizado como ânodo algum material inerte). A solução eletrolítica deve conter um sal composto por cátions do metal que se deseja revestir a peça. O controle da espessura da camada a ser depositada pelo processo de eletrogalvanização é feito por meio de modelos matemáticos.

O revestimento de superfícies metálicas também pode ocorrer por meio da imersão do metal que se quer revestir no metal fundido que irá revesti-lo. No entanto, o processo eletrolítico permite melhor cobertura (mais homogênea), embora ambas sejam igualmente utilizadas. Nesse processo, de imersão, o controle da espessura do revestimento se dá pela velocidade com que a peça passa pelo banho metálico, a temperatura do forno do metal de revestimento, e da aplicação de um jato de nitrogênio ao final do processo.

Podem ser usados diferentes metais para o revestimento de uma peça. Ao processo de revestimento por cromo, por exemplo, dá-se o nome de cromagem; se o revestimento for de níquel, dá-se o nome de niquelagem. E ainda temos o zinco, o estanho, o magnésio, o ouro, o cobre, a prata etc. Cada metal de revestimento pode conferir características diferentes ao material galvanizado de acordo com suas propriedades, como maior ou menor condutividade, ou ainda resistência a temperaturas extremas.

O revestimento de finas lâminas de aço com o metal estanho tem como produto as chamadas folhas de flandres utilizadas na fabricação de latas para armazenar diversos produtos como conservas, óleos etc. O estanho é utilizado para esta aplicação porque é um metal que apresenta maior resistência à oxidação em contato com a água, geralmente presente nestes produtos. O processo de revestimento do aço por estanho é geralmente realizado por imersão.

No ferro, a proteção mais comum contra corrosão é feita pela deposição de zinco metálico. O zinco possui a característica de oxidar mais rápido que o ferro. Então, enquanto houver zinco, o ferro não será oxidado.

No caso das peças já estarem instaladas, a proteção pode ser feita através do seguinte processo:
• lixamento da superfície para eliminar qualquer tipo de sujeira;
• lavar com água e sabão e enxugar bem; passar uma pano com aguarrás;
• aplicar, com pistola, trincha ou rolo, uma demão de zarcão, deixando secar por 12 horas;
• lixar e remover o pó e passar nova demão, aguardando 18 horas;
• pintar a peça com duas camadas de esmalte sintético acetinado ou brilhante na cor desejada, com intervalo de secagem de 6 horas. Esta proteção dura até 10 anos.

Fonte: infoEscola
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.