Acabamentos_em_cores_que_remetem_ao_estilo_retro.jpg

Acabamentos em cores que remetem ao estilo retrô

05/04/2018

É seguro dizer que os acabamentos são os itens que mais chamam a atenção dos proprietários no momento da construção ou reforma do imóvel. Afinal, serão eles os responsáveis por expressar nos ambientes, a personalidade e o estilo dos moradores, quando a obra estiver concluída e por proporcionar conforto e praticidade no uso dos espaços.

Todos estes e muitos outros atributos que os revestimentos, louças e metais podem agregar aos ambientes residenciais e corporativos receberam destaque nos lançamentos apresentados na 16ª edição da Expo Revestir. Maior evento de arquitetura e construção do país, a feira reuniu mais de 250 expositores entre os dias 13 a 16 de março, em São Paulo, e apresentou as principais tendências do setor.

Entre elas estão a aposta na madeira, um dos revestimentos mais tradicionais para o acabamento de pisos e paredes, as referências às décadas passadas em padrões, texturas e cores dos acabamentos e o investimento das marcas em peças de design assinado, que garantem inovação e o toque de exclusividade aos produtos. Tal exclusividade é reforçada pelas múltiplas possibilidades de aplicação e paginação dos revestimentos e pela tecnologia envolvida no processo de fabricação das peças, que vão de impressão em três dimensões aos materiais cimentícios translúcidos.

Um dos revestimentos mais tradicionais e amados por arquitetos e designers de interiores, é a madeira que reinou soberana entre os lançamentos apresentados na feira. O padrão natural era encontrado em tábuas de árvores reflorestadas, mas também marcou presença em diversos tipos de revestimento, dos cerâmicos aos cimentícios e vinílicos. Assim como as opções de materiais, a diversidade de padrões, que incluem da reprodução fiel das tábuas a padrões geométricos amadeirados, é um convite à criatividade na aplicação e paginação dos revestimentos, que permitem a criação de ambientes únicos.

Ar retrô

Revisitando o icônico granilite, é apresentado o padrão que fez sucesso entre as décadas de 1940 e 1970 em um porcelanato de alta resistência em três cores e diferentes acabamentos.

Se há uma tendência que se destacou no portifólio das marcas na Expo Revestir é a volta das louças e revestimentos com cara de casa da vovó. Mesmo que não inspiradas diretamente no estilo retrô, muitas peças trazem em seus formatos, texturas, padrões, cores e acabamentos referências que nos transportam para décadas passadas, ao mesmo tempo em que mantém sua contemporaneidade. Entram nesta lista louças coloridas, em tons de rosa, verde, amarelo e azul escuro, revestimentos que vão na contramão dos maxiformatos (que seguem em alta) e trazem peças em pequenas dimensões, como os 20 cm x 20 cm, e a releitura do famoso granilite, revisitado em diferentes tonalidades e materiais.

A possibilidade de personalização dos projetos a partir de uma base comum de produtos já aparecia como tendência e ganhou ainda mais força na edição 2018 da Expo Revestir. Nos revestimentos, ela está presente em linhas de porcelanatos e cerâmicos que permitem diferentes paginações a partir da composição ou simples rotação das peças até em projetos em MDF que ganham efeitos tridimensionais a partir da usinagem das chapas. É a mais pura expressão da liberdade e da criatividade nos projetos.

Da impressão 3D à tecnologia embutida no processo de fabricação de revestimentos, louças e metais, as marcas investiram pesado em soluções que potencializam o efeito estético, o conforto no uso e a sustentabilidade dos seus produtos. O resultado são peças com design arrojado, propostas inovadoras e economia de recursos naturais.

Fonte: Haus
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.