Tons_terrosos_na_decoracao_acolhedora.jpg

Tons terrosos na decoração acolhedora

15/01/2018

No Brasil, pesquisas de tendências dos principais fabricantes de tintas apontam que os tons terrosos vão predominar em 2018, com marrons, laranja e verdes-musgo. As cores seguem a tendência dos últimos anos, com fundos acinzentados e pouca saturação, resultando em tons mais suaves.

A cor terrosa alaranjada representa um retorno à ancestralidade. Vemos uma valorização da memória cultural, com elementos artesanais e cores que lembrem barro, cerâmica e tingimentos naturais.

As tendências comportamentais que levaram à escolha das cores indicam um consumo mais consciente. Estamos mais conscientes sobre a cadeia de produção do que consumimos, e sustentabilidade não é mais só um discurso de marketing. O movimento de vida mais simples tem ganhado notoriedade no país, com ideias relacionadas a redução do consumo, minimalismo e contato com a natureza, o que influencia também nas cores preferidas.

O sentimento de incerteza diante das instabilidades do país tem criado um desejo por cores mais acolhedoras. O cinza ligeiramente rosado traz uma nuance também terrosa, e remete a um tom suave e quente que relembra as pinturas dos primeiros abrigos da humanidade e ao aconchego da madeira natural. Ela se destaca em um momento de imprevisibilidade e insegurança, capturando o desejo de uma casa acolhedora.

Outra cor eleita para 2018 é um verde-musgo. A cor segue a tendência de ambientes acolhedores e remete à natureza. É uma cor elegante e contemporânea e uma escolha excelente para aquela parede para a qual se quer dar destaque no ambiente, bem como para portas e janelas.

A boa notícia é que, neste ano, as escolhas são de cores que combinam entre si, e misturá-las pode ser uma ótima opção para a paleta de cores da casa. O fundo acinzentado presente nas cores citadas também permite que elas figurem em grandes espaços, como paredes e sofás, sem saturar o ambiente.

Os tons acinzentados funcionam como verdadeiros curingas na decoração. Podem ser protagonistas nos ambientes em que se deseja maior aconchego ou promover um toque de serenidade em espaços que priorizam cores marcantes.

Fonte: A Tarde
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.