Pinte_os_azulejos_do_seu_banheiro_ou_cozinha.jpg

Pinte os azulejos do seu banheiro ou cozinha

09/11/2017

Se o seu orçamento não é o suficiente para uma reforma pesada no seu banheiro ou cozinha, pintar com tinta epóxi pode ser a solução.

Pintar o azulejo, é uma forma prática e econômica, pois é muito menos oneroso do que trocar todo o revestimento. Além de ser muito mais rápido que uma reforma.

-Qual tipo de tinta usar

O ideal são as tintas epóxi, disponíveis à base de água, com efeito semibrilhante, brilhante ou fosco. Há ainda tintas à base de solvente, as tintas catalisáveis, que também podem ser utilizadas em vidros e metais, e devem ser aplicadas utilizando-se máscaras devido ao seu cheiro forte.

-Como calcular a quantidade de tinta

O azulejo absorve menos tinta que alvenaria. Por isso, um galão de 3,6L pode render até 60 m² por demão, já considerando a diluição com 10% de água. Para calcular a área das paredes, multiplique a largura pela altura e multiplique o resultado pelo número de demãos, e recomendamos de duas a três demãos.

-Como Pintar

Existem duas formas para realizar a pintura do seu azulejo, sendo uma que mantém a configuração original do revestimento, como os baixos relevos dos rejuntes, e outra, onde nivelamos os vestígios de que havia um azulejo na parede.

–Pintura com relevo aparente

O primeiro passo em ambas as técnicas é limpar a superfície dos azulejos, de forma que elimine toda e qualquer sujeira, gordura ou mofo. Isso pode ser feito com uma bucha ou pano e detergente neutro. Para garantir a aderência, espere secar durante 24 horas. Depois de seco, proteja os lugares que não serão pintados, como louças e piso, com papel, plástico e fita adesiva.

O próximo passo, é preparar a tinta conforme orientações do fabricante. Faça a 1ª demão com o rolo de lã curta. Lembre-se de espalhar bem a tinta, pois como o azulejo não absorve, o acumulo de tinta pode escorrer. Espere 4 horas entre cada demão, dependendo do produto escolhido.

–Pintura completamente lisa

Repetindo o mesmo processo de limpeza das paredes, deve-se passar um produto com função seladora, aplicando massa acrílica por toda a região que será pintada. Com a massa seca, deve-se lixar a região a fim de deixá-la bem nivelada. É indicado passar um pano seco para retirar o pó que fica após esse processo. A seguir, é só aplicar a tinta, quantas demãos forem necessárias, deixando secar bem durante 4 horas, entre uma demão e outra. Para restaurar, pode aplicar uma demão por cima da pintura antiga.

Fonte: BelaTintas
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.