Dicas_para_impermeabilizacao_de_boxes_de_banheiro.jpg

Dicas para impermeabilização de boxes de banheiro

23/02/2017

O boxe do banheiro merece atenção especial por ser um dos locais mais sujeitos ao aparecimento de infiltrações. -Essas patologias são facilmente resolvidas com o uso do produto correto no processo de impermeabilização- afirma o professor Valter Francisco Rosa, docente do Senai-SP.

Apesar de simples, o procedimento deve ser realizado por profissional especializado, pois qualquer erro nas diferentes etapas pode comprometer toda a aplicação. -Nesses casos, é comum acreditar que o problema está só na qualidade da solução empregada, o que não é verdade- complementa.

Os produtos mais indicados para impermeabilizar o boxe do banheiro são as argamassas poliméricas. A aplicação começa com a limpeza da superfície, que deve estar totalmente livre de graxa, gordura ou qualquer outro tipo de resíduo. O segundo passo é a regularização do contrapiso, que precisa apresentar caimento de 1% na direção do ralo para que a água do chuveiro escorra e não crie poças. -Nos rodapés, o ângulo é ajustado com uso da meia cana (tubo com formato de meia lua) que também auxilia no escoamento- diz o professor. Durante a regularização do contrapiso, esponjas podem ser aproveitadas para a retirada do excesso de argamassa.

Na sequência, o impermeabilizante é aplicado de maneira linear em toda a área do boxe. Depois de seis horas, deve ser feita a aplicação da segunda demão no sentido oposto. -Uma terceira aplicação também é recomendada para finalizar o procedimento- fala Walter Rosa, lembrando que esse processo precisa ser realizado no piso e também na parede, em até 1 m de altura em relação ao chão. Já no restante da parede, o passo a passo é bastante similar, porém, é feita uma única demão diretamente sobre os blocos, que devem estar umedecidos.

-Os impermeabilizantes são formados por dois componentes, um líquido e outro em pó. Se a parede não for umedecida, vai absorver o líquido do produto, o que diminuirá sua eficiência- completa.

Outra atenção nas paredes deve ser em relação aos rejuntes, que são porosos e permitem a passagem de água. No mercado, existem produtos seladores ou protetores de rejunte que evitam infiltração da água do banho na parede e, consequentemente, no ambiente vizinho. -Mesmo adotando azulejos maiores, que reduzem a quantidade de rejuntes, continua sendo essencial usar esse tipo de solução para protegê-los- recomenda o profissional.

Para impermeabilizar a área onde fica o ralo, não é usada argamassa polimérica, mas sim as mantas líquidas, que são um produto flexível. -Se for aplicada argamassa nessa região, o produto vai comprimir o encanamento e pode criar furos na tubulação, que, mesmo se forem do tamanho de um fio de cabelo, permitem a passagem da água- adverte Walter Rosa.

A aplicação das mantas líquidas deve ser realizada com duas ou três demãos cruzadas – vertical e horizontal alternadas –, sempre respeitando o intervalo de tempo indicado pelo fabricante em função do tipo de produto. Todo material usado nos ralos e também nos rodapés precisa estar acompanhado de uma tela estruturante, que impede movimentações. -Esse cuidado é importante para garantir a eficiência do produto- destaca o docente.

Fonte: AECweb
Siga-nos no Instagram Notícias Trabalhe Conosco
Todos os direitos reservados. Constata Construções Ltda.